Artistas feirenses em hospital

Os artistas feirenses que visitam hospitais levando arte

Especialistas garantem. Oferecer boa música, alegria, esperança e entretenimento pra quem está às voltas com momentos difíceis, de dor e até mesmo de tristeza, colabora decisivamente para a evolução do tratamento médico e recuperação de problemas de saúde. Com este propósito surgiu em Feira de Santana o grupo “Curarte”, liderado pela cantora e compositora Kareen Mendes, que a partir de uma experiência pessoal, vivida quando acompanhava o filho que estava internado no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, assistiu às apresentações do Doutores da Alegria. A consolidação da ideia ocorreu quando Kareen convocou outros artistas, com atuação nas mais diversas linguagens,

Unidos pelo Samba

Unidos pelo Samba faz roda de samba na véspera do feriado

O Coletivo Unidos pelo Samba, criado em Feira de Santana para defender o samba e afirmar todos os elementos culturais que orbitam em seu entorno, realizará, na próxima terça (25 de julho), às 21h, uma grande roda de samba no Botekim Tematic Bar, localizado na Avenida João Durval. O evento ocorre um dia antes do feriado da Padroeira de Feira, Senhora Santana, e reunirá sambistas, músicos e compositores de cerca de 10 grupos de samba de Feira de Santana. O “Samba de Sant’Anna” é a primeira roda de samba após o sucesso do bloco Unidos pelo Samba, que desfilou na

Edital Pró-Cultura

As regras do edital Pró-Cultura/Esporte de Feira em 2017

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou no Diário Oficial as regras para o Pró-Cultura/Esporte 2017. O Pró-Cultura é um edital onde a Prefeitura Municipal renuncia de determinado valor de impostos pagos por empresas ao Município, direcionando o valor para o financiamento de projetos na área de cultura e esporte. Em 2017, a Prefeitura irá renunciar a R$ 513.234,00 mil reais, podendo cada empresa contribuinte se associar a um projeto cultural que custe até 20% sobre o valor devido do ISS/IPTU. Podem participar do Pró-Cultura/Esporte: Proponente: Pessoa Física ou Jurídica, domiciliada no município de Feira de Santana, diretamente responsável pelo

Unidos pelo Samba

O coletivo que defende o Samba em Feira de Santana [Feirenses TV]

Desde 2015 o Coletivo Unidos pelo Samba vem reunindo e integrando os apaixonados por samba em Feira de Santana. Não precisa ser músico ou tocar qualquer instrumento, basta entender que o samba é um elemento importante da cultura brasileira, baiana e feirense. Na carta de fundação do Coletivo, os objetivos do movimento são especificados: Valorizar os compositores de Samba de Feira de Santana, buscando espaços viáveis para apreciação do samba de raiz feirense; Discutir formas viáveis de produção, divulgação e apresentação do samba feirense; Fomentar eventos e espaços onde possa haver a apreciação do samba na cidade; Promover a interlocução

Studio Bar

Studio Bar: o novo espaço de música autoral em Feira de Santana

A produtora de eventos Cúpula do Som, responsável pelo projeto Música no Museu, e pela projeção de bandas e compositores locais, agora aplica sua originalidade na inauguração do Studio Bar, um espaço para música autoral em Feira de Santana. De acordo com Ramiro Barbosa, Relações Públicas da Cúpula, ressalta que “faltava um espaço dedicado aos músicos instrumentistas, artistas que trabalham um repertório mais conceitual”. Ramiro recorda que o trabalho da produtora começou com a formação de uma banda, a Sal, o que terminou por culminar na criação da produção independente. “Com o tempo foi surgindo o desejo e a necessidade

Feira recebe 1º Campeonato de Cubo Mágico da Bahia

O Cubo de Rubik, também conhecido por Cubo Mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernõ Rubik em 1974. Porém, sua explosão de popularidade iniciou-se em 1980, quando o cubo passou a ser um brinquedo internacional. Ernõ Rubik demorou cerca de um mês para resolver o cubo pela primeira vez.

Ele tinha a intenção de criar uma peça que fosse “perfeita”, referindo-se à geometria, para ajudar a explicar conceitos de terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura, mas acabou criando um incrível quebra-cabeça com exatas 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) de combinações possíveis. O primeiro cubo foi desenvolvido com peças de madeira e cada um dos 6 lados pintados de cores diferentes para que os movimentos realizados pudessem ser observados com maior facilidade.

A sua solução era algo raro e valioso: o desejo de ver as seis faces do cubo reorganizadas atingia todas as idades e profissões. Foram lançados mais de 60 livros para ajudar tais pessoas. Nenhum outro quebra-cabeça teve tantos adeptos, o que o torna um brinquedo genial. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 1 bilhão de unidades vendidas, sem falar em suas diferentes imitações.

O Cubo Mágico possui diversas variações: a 2x2x2, conhecida como Pocket Cube, 4x4x4 (chmada de “a vingança de Rubik), 5x5x5 (o cubo do professor), dentre outras. Mas é a versão 3x3x3, conhecida somente como Cubo de Rubik, que é a mais popular e disseminada mundo afora.

Os tipos de Cubo Mágico

A prática de resolver o cubo traz diversos benefícios, como desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração, coordenação motora e estímulo da memória e noção espacial. É uma atividade que contribui para deixar a mente mais ativa e estimular o pensamento criativo, levando as pessoas a uma vida melhor e mais saudável.

Os campeonatos de Cubo Mágico

Com a popularização do cubo mágico, também surgiram os diversos campeonatos oficiais espalhados pelo mundo, cujo órgão regulamentador é a Associação Mundial de Cubo Mágico (World Cube Association).

O primeiro campeonato no Brasil aconteceu no dia 08 de dezembro de 2007, em Sumaré-SP. Desde então, já aconteceram cerca de 85 campeonatos em diferentes estados, sendo em São Paulo a maior concentração. Em 2015 foram registrados 27 campeonatos no Brasil.

O primeiro campeonato no Nordeste aconteceu em Campina Grande-PB, em agosto de 2012. Ao todo o Nordeste já realizou 12 campeonatos oficiais, no Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão. Em 2015 foram apenas dois campeonatos realizados, ambos em Fortaleza.

Primeiro campeonato na Bahia

A Bahia nunca realizou um campeonato oficial, mas existem bons cubistas em várias cidades, principalmente em Feira de Santana, Salvador, Valente, Juazeiro e Vitória da Conquista. A maioria nunca teve oportunidade de participar de um campeonato oficial, devido à dificuldade de se deslocar para outro estado. Diante dessa situação, surgiu o interesse em realizar o I Campeonato de Cubo Mágico da Bahia, o Oxente Open 2016, tendo sido Feira de Santana a cidade escolhida para a realização desse evento pioneiro no estado.

Diversos encontros e ações, como a realização da oficina de Cubo Mágico na 8ª Feira do Livro da UEFS, vem difundindo a prática do cubo mágico na cidade, e fortalecendo a organização do evento que irá reunir os cubistas de diferentes regiões da Bahia e alguns vindos de outros estados.

Abaixo, matéria da TV Olhos D’água sobre a prática do cubo mágico na Feira do Livro:

 

O Oxente Open 2016

Oxente Open

O Oxente Open 2016 acontecerá nos dias 23 e 24 de janeiro de 2016, realizado em parceria com o SESC, aqui em Feira. A competição é reconhecida internacionalmente pela Associação Mundial de Cubo Mágico (World Cube Association) e os resultados farão parte dos rankings oficiais. O Delegado da WCA que irá certificar que todas as regras do regulamento oficial sejam cumpridas será Éder dos Santos Silva.

Modalidades do Oxente Open:

  • Cubo 2x2x2
  • Cubo 3x3x3 (Rubik’s Cube)
  • Cubo 3x3x3 OH (com uma mão)
  • Cubo 3x3x3 WF (com os pés)
  • Cubo 3x3x3 BLD (com os olhos vendados)
  • Cubo 4x4x4
  • Cubo 5x5x5
  • Megaminx
  • Pyraminx
  • Square-1
  • Skewb

Modalidade Extra: TEAM BLD (vendado em dupla)

Veja aqui o cronograma completo do evento!

A entrada do público será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado ao programa Mesa Brasil SESC. Será cobrado uma taxa para os participantes do campeonato oficial para custeio das despesas com medalhas, troféus, certificados e outros custos relacionados ao campeonato.

Além do campeonato haverá outras atividades como games, jogos de tabuleiro, Just Dance, entre outros que serão realizadas pelo grupo AniHime.

Veja mais detalhes:

O QUÊ: Oxente Open 2016 – Campeonato de Cubo Mágico.

ONDE: Auditório do SESC de Feira de Santana, na Rua Guaratatuba, 345, Tomba.

QUANDO: 23 e 24 de janeiro de 2016

CONTATO: Telefone: (75) 3622-1550 | E-mail: feira@sescbahia.com.br


Sobre o (a) autor (a):