Novas regras para utilizar som

As novas regras para utilização de som em Feira de Santana

Foi publicada no Diário Oficial de Feira de Santana uma nova Lei tratando sobre a emissão de sons urbanos, fixando níveis e horários em que será permitida a emissão, além de possibilitar doação, leilão e destruição de equipamentos sonoros apreendidos. De acordo com a Lei 3.736, os níveis máximos de sons e ruídos, de qualquer fonte emissora e natureza, em empreendimentos ou atividades residenciais, comerciais de serviços, institucionais, industriais ou especiais, públicas ou privadas, sons e ruídos causados por máquinas, motores, compressores ou geradores estacionários, assim como em veículos automotores são de: 60 db (sessenta decibéis), no período compreendido entre

Cadastramento Biométrico

A interminável espera para o recadastramento biométrico

Tenho visto, com frequência, reclamações de eleitores sobre a dificuldade de fazer o cadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aqui na Feira de Santana. O serviço, pelo que percebo, é péssimo nas duas modalidades: seja tentando agendar horário pela Internet, seja comparecendo ao posto para enfrentar filas monumentais e ficar, horas intermináveis, aguardando atendimento, exposto ao sol, à chuva e a uma humilhação injustificável. Adepto moderado das novas tecnologias – e de um mínimo de comodidade – tento, há semanas, agendar o bendito atendimento, sem sucesso. Invariavelmente, as vagas são todas preenchidas em alguns poucos minutos: nunca consegui, sequer,

Superlotado, Conjunto Penal segue esquecido no noticiário

O Conjunto Penal de Feira de Santana abriga, no total, quase dois mil internos. São, precisamente, 1.912 pessoas encarceradas na unidade prisional. Há muito mais gente do que vaga: oficialmente, existe capacidade para abrigar 1.356 internos. A quantidade de presos excedentes, portanto, está em exatos 556. É gente suficiente para lotar um desses presídios modernos, nos quais se alojam menos internos. Note-se que, recentemente, a unidade penal feirense passou por uma ampliação. Os números acima são oficiais e integram um balanço recente, referente ao mês de julho, divulgado pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, a SEAP. No interior,

Por que as motos de baixa cilindrada inundam o trânsito de Feira

Em São Paulo-SP, existe uma motocicleta para cada 15 habitantes. Em Salvador, são 22 habitantes para cada motocicleta. Em Aracaju, para cada motocicleta, há 10 habitantes. Em Feira de Santana, são apenas 6 habitantes por motocicletas. A quantidade de motonetas, motos dirigidas pelo condutor em posição sentada, em Feira de Santana chama ainda mais a atenção. No ranking nacional, de acordo com dados do DENATRAN (2016), Feira fica atrás apenas de seis capitais na quantidade de motonetas. Estamos à frente de metrópoles como Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza. São mais de 18 mil motonetas contabilizadas no município. Para

Maryzélia no Encontro

Cantora feirense Maryzélia participa do Encontro com Fátima [vídeos]

A sambista feirense Maryzélia conquistou mais um degrau de visibilidade nacional nesta terça, com a participação no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. Maryzélia cantou com Pretinho da Serrinha, cantor, compositor, instrumentista que tem parcerias em sua carreira com grandes nomes da MPB, a exemplo de Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Seu Jorge, Marisa Monte, Lulu Santos, Dona Ivone Lara, Caetano Veloso e Teresa Cristina. Veja alguns momentos da participação de Maryzélia:  

Feira recebe 1º Campeonato de Cubo Mágico da Bahia

O Cubo de Rubik, também conhecido por Cubo Mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernõ Rubik em 1974. Porém, sua explosão de popularidade iniciou-se em 1980, quando o cubo passou a ser um brinquedo internacional. Ernõ Rubik demorou cerca de um mês para resolver o cubo pela primeira vez.

Ele tinha a intenção de criar uma peça que fosse “perfeita”, referindo-se à geometria, para ajudar a explicar conceitos de terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura, mas acabou criando um incrível quebra-cabeça com exatas 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) de combinações possíveis. O primeiro cubo foi desenvolvido com peças de madeira e cada um dos 6 lados pintados de cores diferentes para que os movimentos realizados pudessem ser observados com maior facilidade.

A sua solução era algo raro e valioso: o desejo de ver as seis faces do cubo reorganizadas atingia todas as idades e profissões. Foram lançados mais de 60 livros para ajudar tais pessoas. Nenhum outro quebra-cabeça teve tantos adeptos, o que o torna um brinquedo genial. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 1 bilhão de unidades vendidas, sem falar em suas diferentes imitações.

O Cubo Mágico possui diversas variações: a 2x2x2, conhecida como Pocket Cube, 4x4x4 (chmada de “a vingança de Rubik), 5x5x5 (o cubo do professor), dentre outras. Mas é a versão 3x3x3, conhecida somente como Cubo de Rubik, que é a mais popular e disseminada mundo afora.

Os tipos de Cubo Mágico

A prática de resolver o cubo traz diversos benefícios, como desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração, coordenação motora e estímulo da memória e noção espacial. É uma atividade que contribui para deixar a mente mais ativa e estimular o pensamento criativo, levando as pessoas a uma vida melhor e mais saudável.

Os campeonatos de Cubo Mágico

Com a popularização do cubo mágico, também surgiram os diversos campeonatos oficiais espalhados pelo mundo, cujo órgão regulamentador é a Associação Mundial de Cubo Mágico (World Cube Association).

O primeiro campeonato no Brasil aconteceu no dia 08 de dezembro de 2007, em Sumaré-SP. Desde então, já aconteceram cerca de 85 campeonatos em diferentes estados, sendo em São Paulo a maior concentração. Em 2015 foram registrados 27 campeonatos no Brasil.

O primeiro campeonato no Nordeste aconteceu em Campina Grande-PB, em agosto de 2012. Ao todo o Nordeste já realizou 12 campeonatos oficiais, no Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão. Em 2015 foram apenas dois campeonatos realizados, ambos em Fortaleza.

Primeiro campeonato na Bahia

A Bahia nunca realizou um campeonato oficial, mas existem bons cubistas em várias cidades, principalmente em Feira de Santana, Salvador, Valente, Juazeiro e Vitória da Conquista. A maioria nunca teve oportunidade de participar de um campeonato oficial, devido à dificuldade de se deslocar para outro estado. Diante dessa situação, surgiu o interesse em realizar o I Campeonato de Cubo Mágico da Bahia, o Oxente Open 2016, tendo sido Feira de Santana a cidade escolhida para a realização desse evento pioneiro no estado.

Diversos encontros e ações, como a realização da oficina de Cubo Mágico na 8ª Feira do Livro da UEFS, vem difundindo a prática do cubo mágico na cidade, e fortalecendo a organização do evento que irá reunir os cubistas de diferentes regiões da Bahia e alguns vindos de outros estados.

Abaixo, matéria da TV Olhos D’água sobre a prática do cubo mágico na Feira do Livro:

 

O Oxente Open 2016

Oxente Open

O Oxente Open 2016 acontecerá nos dias 23 e 24 de janeiro de 2016, realizado em parceria com o SESC, aqui em Feira. A competição é reconhecida internacionalmente pela Associação Mundial de Cubo Mágico (World Cube Association) e os resultados farão parte dos rankings oficiais. O Delegado da WCA que irá certificar que todas as regras do regulamento oficial sejam cumpridas será Éder dos Santos Silva.

Modalidades do Oxente Open:

  • Cubo 2x2x2
  • Cubo 3x3x3 (Rubik’s Cube)
  • Cubo 3x3x3 OH (com uma mão)
  • Cubo 3x3x3 WF (com os pés)
  • Cubo 3x3x3 BLD (com os olhos vendados)
  • Cubo 4x4x4
  • Cubo 5x5x5
  • Megaminx
  • Pyraminx
  • Square-1
  • Skewb

Modalidade Extra: TEAM BLD (vendado em dupla)

Veja aqui o cronograma completo do evento!

A entrada do público será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado ao programa Mesa Brasil SESC. Será cobrado uma taxa para os participantes do campeonato oficial para custeio das despesas com medalhas, troféus, certificados e outros custos relacionados ao campeonato.

Além do campeonato haverá outras atividades como games, jogos de tabuleiro, Just Dance, entre outros que serão realizadas pelo grupo AniHime.

Veja mais detalhes:

O QUÊ: Oxente Open 2016 – Campeonato de Cubo Mágico.

ONDE: Auditório do SESC de Feira de Santana, na Rua Guaratatuba, 345, Tomba.

QUANDO: 23 e 24 de janeiro de 2016

CONTATO: Telefone: (75) 3622-1550 | E-mail: feira@sescbahia.com.br


Sobre o (a) autor (a):