Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Homicídios em Feira de Santana

Homicídios mais que dobraram em 20 anos em Feira

No dia 05 de julho de 1997 o extinto jornal Feira Hoje, diário que circulava aqui na Feira de Santana, divulgou um balanço da violência no primeiro semestre daquele ano. Comparando com o ano anterior, houve elevação: foram 77 homicídios e três latrocínios na primeira metade do ano; em 1996, os números foram mais favoráveis: 67 homicídios e quatro latrocínios. Na soma, 80 mortes violentas no primeiro semestre de 1997 e 71 no mesmo período do ano anterior. O levantamento também informava sobre as mortes em supostos confrontos com a polícia: foram 29 em 1996 e, no ano seguinte, o

Feira Noise Festival

A programação do 7º Feira Noise Festival (2017)

Já está definida a programação do maior festival independente baiano, o Feira Noise Festival. Ao todo são mais de 30 atrações no palco da arena do Centro de Cultura Amélio Amorim, de 24 a 26 de novembro de 2017. Veja a seguir a programação completa: ARENA AMÉLIO AMORIM – SEXTA-FEIRA – 24/11 ABERTURA DOS PORTÕES – 18H – TENDA BLACK 19:00H – TRIPULAÇÃO 14 (BA) 19:45H – SANTINI E TRIO (BA) 20:30H – SINTA A LIGA CREW (PB) 21:15H – SELVAGENS A PROCURA DE LEI (CE) 22:10H – THE BAGGIOS (SE) 23:05H – AFRICANIA (BA) 00:00H – LARISSA LUZ (BA)

União Médica

Crianças feirenses com Câncer recebem presente único

É muito comum que pessoas diagnosticadas com câncer tenham uma mudança grave em seu estilo de vida. O tratamento envolve desgastes físicos e emocionais significativos, exigindo um esforço pessoal e familiar fora do comum. No caso das crianças com câncer, a dificuldade se aprofunda, já que a infância é um período fundamental para o desenvolvimento da personalidade e do caráter de todo indivíduo. Nesse sentido, o ambiente familiar e social saudável torna-se imprescindível para compensar as dificuldades trazidas pela doença. A criança com câncer não pode ser menos criança: deve ter acesso a diversões, brincadeiras, atenção e inventividade próprios da

Feira recebe 1º Campeonato de Cubo Mágico da Bahia

O Cubo de Rubik, também conhecido por Cubo Mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernõ Rubik em 1974. Porém, sua explosão de popularidade iniciou-se em 1980, quando o cubo passou a ser um brinquedo internacional. Ernõ Rubik demorou cerca de um mês para resolver o cubo pela primeira vez.

Ele tinha a intenção de criar uma peça que fosse “perfeita”, referindo-se à geometria, para ajudar a explicar conceitos de terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura, mas acabou criando um incrível quebra-cabeça com exatas 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) de combinações possíveis. O primeiro cubo foi desenvolvido com peças de madeira e cada um dos 6 lados pintados de cores diferentes para que os movimentos realizados pudessem ser observados com maior facilidade.

A sua solução era algo raro e valioso: o desejo de ver as seis faces do cubo reorganizadas atingia todas as idades e profissões. Foram lançados mais de 60 livros para ajudar tais pessoas. Nenhum outro quebra-cabeça teve tantos adeptos, o que o torna um brinquedo genial. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 1 bilhão de unidades vendidas, sem falar em suas diferentes imitações.

O Cubo Mágico possui diversas variações: a 2x2x2, conhecida como Pocket Cube, 4x4x4 (chmada de “a vingança de Rubik), 5x5x5 (o cubo do professor), dentre outras. Mas é a versão 3x3x3, conhecida somente como Cubo de Rubik, que é a mais popular e disseminada mundo afora.

Os tipos de Cubo Mágico

A prática de resolver o cubo traz diversos benefícios, como desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração, coordenação motora e estímulo da memória e noção espacial. É uma atividade que contribui para deixar a mente mais ativa e estimular o pensamento criativo, levando as pessoas a uma vida melhor e mais saudável.

Os campeonatos de Cubo Mágico

Com a popularização do cubo mágico, também surgiram os diversos campeonatos oficiais espalhados pelo mundo, cujo órgão regulamentador é a Associação Mundial de Cubo Mágico (World Cube Association).

O primeiro campeonato no Brasil aconteceu no dia 08 de dezembro de 2007, em Sumaré-SP. Desde então, já aconteceram cerca de 85 campeonatos em diferentes estados, sendo em São Paulo a maior concentração. Em 2015 foram registrados 27 campeonatos no Brasil.

O primeiro campeonato no Nordeste aconteceu em Campina Grande-PB, em agosto de 2012. Ao todo o Nordeste já realizou 12 campeonatos oficiais, no Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão. Em 2015 foram apenas dois campeonatos realizados, ambos em Fortaleza.

Primeiro campeonato na Bahia

A Bahia nunca realizou um campeonato oficial, mas existem bons cubistas em várias cidades, principalmente em Feira de Santana, Salvador, Valente, Juazeiro e Vitória da Conquista. A maioria nunca teve oportunidade de participar de um campeonato oficial, devido à dificuldade de se deslocar para outro estado. Diante dessa situação, surgiu o interesse em realizar o I Campeonato de Cubo Mágico da Bahia, o Oxente Open 2016, tendo sido Feira de Santana a cidade escolhida para a realização desse evento pioneiro no estado.

Diversos encontros e ações, como a realização da oficina de Cubo Mágico na 8ª Feira do Livro da UEFS, vem difundindo a prática do cubo mágico na cidade, e fortalecendo a organização do evento que irá reunir os cubistas de diferentes regiões da Bahia e alguns vindos de outros estados.

Abaixo, matéria da TV Olhos D’água sobre a prática do cubo mágico na Feira do Livro:

 

O Oxente Open 2016

Oxente Open

O Oxente Open 2016 acontecerá nos dias 23 e 24 de janeiro de 2016, realizado em parceria com o SESC, aqui em Feira. A competição é reconhecida internacionalmente pela Associação Mundial de Cubo Mágico (World Cube Association) e os resultados farão parte dos rankings oficiais. O Delegado da WCA que irá certificar que todas as regras do regulamento oficial sejam cumpridas será Éder dos Santos Silva.

Modalidades do Oxente Open:

  • Cubo 2x2x2
  • Cubo 3x3x3 (Rubik’s Cube)
  • Cubo 3x3x3 OH (com uma mão)
  • Cubo 3x3x3 WF (com os pés)
  • Cubo 3x3x3 BLD (com os olhos vendados)
  • Cubo 4x4x4
  • Cubo 5x5x5
  • Megaminx
  • Pyraminx
  • Square-1
  • Skewb

Modalidade Extra: TEAM BLD (vendado em dupla)

Veja aqui o cronograma completo do evento!

A entrada do público será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado ao programa Mesa Brasil SESC. Será cobrado uma taxa para os participantes do campeonato oficial para custeio das despesas com medalhas, troféus, certificados e outros custos relacionados ao campeonato.

Além do campeonato haverá outras atividades como games, jogos de tabuleiro, Just Dance, entre outros que serão realizadas pelo grupo AniHime.

Veja mais detalhes:

O QUÊ: Oxente Open 2016 – Campeonato de Cubo Mágico.

ONDE: Auditório do SESC de Feira de Santana, na Rua Guaratatuba, 345, Tomba.

QUANDO: 23 e 24 de janeiro de 2016

CONTATO: Telefone: (75) 3622-1550 | E-mail: feira@sescbahia.com.br


Sobre o (a) autor (a):