Rio Jacuípe

O Feirenses vai voltar!

O Feirenses vai voltar!

Desde quando iniciamos, em maio de 2015, sabíamos que fazer o Feirenses seria desafiador. Uma iniciativa completamente independente, sem vínculos com quaisquer organizações (públicas ou privadas) e ambiciosa: criatividade, inovação, profundidade, originalidade, democracia e coletividade foram algumas palavras-chave que os/as fundadores/as entusiasticamente pronunciavam em cada conversa pré e pós-produção dos conteúdos. Três anos após a primeira publicação, podemos dizer com orgulho que contribuímos para o ambiente de publicações em Feira de Santana, e que tudo estaria bem se continuássemos hibernando – como ocorre há quase um ano. Importante dizer que essa suspensão das atividades do Feirenses deu-se pela própria natureza

Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Caipirinha cremosa da Pizzaria Billy – Sabores da Cidade

Quem acompanha as postagens do Feirenses sabe que as indicações de botecos e restaurantes seguem um padrão onde se aborda os carros chefes de cada local.

Alguns exemplos são as séries de locais para comer pastel, tomar café e até comer bode. Entretanto, fugindo um pouco dessa linha, vamos também explorar alguns sabores da cidade, que não necessariamente são os itens mais conhecidos dos cardápios, e ainda assim acabam roubando a cena e merecendo destaque.

Vamos começar falando da Pizzaria Billy, não das pizzas, mas sim de um drink, em especial.

Caipirinha cremosa – Pizzaria Billy

Apesar do forte ser a famosa pizza frita, a caipirinha cremosa merece um capítulo à parte na Billy. Servida num copo de tulipa grande, a batida possui uma consistência incrível, que fica entre um Milk Shake e um sorvete. O teor alcoólico é considerável, porém, não incomoda ao descer na garganta, o que torna uma bebida muito refrescante.

No fim das contas, acaba sendo uma releitura muito bem-feita da tradicional caipirinha, e, segundo os garçons, que não entram em muito detalhes de como é feita, é basicamente composta de gelo e leite condensado batidos.

Caipirinha do Billy - Feira

Por falar neles, os garçons são figuras conhecidas que trabalham lá há bastante tempo, mas o atendimento fica um pouco prejudicado quando o lugar enche demais. Como a cozinha tem alguns pratos que demoram pra sair, é preciso um pouco de paciência, mas, acaba compensando a espera, tendo em vista seus preços serem bem honestos, inclusive do referido drink.

O Billy, como é comumente chamado pelos mais familiarizados, já é um lugar clássico da cidade e, se você ainda não experimentou, peça a caipirinha cremosa em sua próxima visita. O ambiente, apesar de simples, é bem familiar, e a localização o torna aconchegante. Visita recomendada pra toda família e amigos. A caipirinha custa R$. 7,90.

Dica: Pra acompanhar, a porção de batata frita é uma boa pedida, pois é bem sequinha e a porção generosa.

A Pizzaria Billy fica localizada no cruzamento da Avenida Maria Quitéria com a Rua Dr. João Mangabeira, n.º  489, Bairro Brasília.


Sobre o (a) autor (a):