Rio Jacuípe

O Feirenses vai voltar!

O Feirenses vai voltar!

Desde quando iniciamos, em maio de 2015, sabíamos que fazer o Feirenses seria desafiador. Uma iniciativa completamente independente, sem vínculos com quaisquer organizações (públicas ou privadas) e ambiciosa: criatividade, inovação, profundidade, originalidade, democracia e coletividade foram algumas palavras-chave que os/as fundadores/as entusiasticamente pronunciavam em cada conversa pré e pós-produção dos conteúdos. Três anos após a primeira publicação, podemos dizer com orgulho que contribuímos para o ambiente de publicações em Feira de Santana, e que tudo estaria bem se continuássemos hibernando – como ocorre há quase um ano. Importante dizer que essa suspensão das atividades do Feirenses deu-se pela própria natureza

Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

4 artistas negros/negras feirenses que ganharam destaque nacional

Em 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, que é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida em referência à morte de Zumbi dos Palmares, que teria ocorrido em 20 de novembro 1695.

Nessa circunstância, é importante destacar alguns números sobre o racismo no Brasil, presentes no infográfico abaixo, que usa dados do IBGE, IPEA e do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade:

Racismo no Brasil

(Infográfico originalmente puplicado pela Innovare Pesquisa/2016).

Para destacar o protagonismo negro em Feira de Santana, trazemos a referência de 4 artistas feirenses que se notabilizam no cenário artístico nacional, afirmando as raízes negras da nossa música. Vale a pena (re)conhecer:

Paula Sanffer

Paula Sanffer

Embora tenha longa carreira, com vários discos gravados, Paula Sanffer ficou conhecida nacionalmente após a participação no programa The Voice Brasil, da Rede Globo, tendo Carlinhos Brown como seu técnico.

De lá para cá, a feirense da Rua Nova expandiu os horizontes da carreira, exibindo seu turbante onde quer que vá.

Paula Sanffer está no Facebook!

Maryzélia

Maryzélia

Maryzélia começou sua carreira cantando com o grupo Chorinho entre Amigos, em bares de Feira de Santana, até assumir a carreira solo e produzir sua própria roda de samba. Foi quando decidiu encarar o Rio de Janeiro, ninho dos sambistas famosos do país, tendo como tutor o produtor Paulo Debétio, compositor e produtor que tem na carreira trabalhos com grandes nomes da música popular brasileira, a exemplo de Alcione, Agepê, Chitãozinho & Chororó, Emílio Santiago, Margareth Menezes, entre outros.

Maryzélia vem participando de tradicionais rodas-de-samba do Rio, e faz pequenas temporadas de apresentações em Feira de Santana.

Acompanhe Maryzélia no Facebook!

Russo Passapusso

Russo Passapusso

Se você já escutou o som do grupo musical BaianaSystem, então conhece a voz deste músico e compositor feirense que tatuou seu nome na nova geração da música baiana, e brasileira. O rap, o reggae e a cultura sound system jamaicana foram as maiores inspirações no início de sua carreira. Com essas referências, o grupo faz uma criativa releitura da música baiana.

Russo Passapusso, e o BaianaSystem, tem uma agenda de shows muito badalada, com apresentações em todo o Brasil e no exterior.

Russo está no Facebook!

Tonho Dionorina

Tonho Dionorina

Dionorina dispensa apresentações. Embora nascido em Jussarí – Bahia, foi em Feira de Santana que se firmou como artista. Talvez seja o único feirense que ganhou o Troféu Caymmi, o prêmio mais importante para quem produz música na Bahia. Além de vários shows pelo Brasil, o reggaeman já fez temporadas em várias cidades da Europa.

Acompanhe Dionorina no Facebook!


Sobre o (a) autor (a):