Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Homicídios em Feira de Santana

Homicídios mais que dobraram em 20 anos em Feira

No dia 05 de julho de 1997 o extinto jornal Feira Hoje, diário que circulava aqui na Feira de Santana, divulgou um balanço da violência no primeiro semestre daquele ano. Comparando com o ano anterior, houve elevação: foram 77 homicídios e três latrocínios na primeira metade do ano; em 1996, os números foram mais favoráveis: 67 homicídios e quatro latrocínios. Na soma, 80 mortes violentas no primeiro semestre de 1997 e 71 no mesmo período do ano anterior. O levantamento também informava sobre as mortes em supostos confrontos com a polícia: foram 29 em 1996 e, no ano seguinte, o

Apoiando o grafiteiro KBÇA a representar Feira de Santana na Alemanha

Gesiel nasceu no ano de 1988, na cidade de Feira de Santana, interior do sertão baiano. Kbça começa a nascer quando Geziel, ainda na infância, se vê atravessado pelas imagens urbanas que sua cidade produziu em seu imaginário.

O engajamento de Kbça, no que diz respeito à propagação do graffiti enquanto arte urbana e contemporânea, pode ser notada em seu esforço ao promover eventos culturais que dão visibilidade ao seu trabalho – e a de tantos outros artistas do Brasil e do mundo. Como exemplo, podemos citar o GAF – Graffiti Art Feira, momento de grande efervescência cultural no calendário da cidade, no qual reúne inúmeros artistas com o objetivo de pintar, movimentar e enriquecer as paisagens locais. Há quatro anos o GAF vêm colocando Feira de Santana no circuito cultural de fomento da arte urbana, equiparando-a as grandes metrópoles nacionais que promovem atividades semelhantes.

Tamanho tem sido o empenho de Kbça com seu trabalho e com a propagação do graffiti país afora, que sua trajetória artística lhe possibilitou a oportunidade de representar a arte urbana de Feira de Santana em diversos estados do Brasil: Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Sergipe, Ceará, Pernambuco e São Paulo. Nessas ocasiões teve a oportunidade de atuar em projetos ao lado de grandes nomes da street art mundialmente reconhecidos, como Eduardo Kobra e Os Gêmeos.

 

O projeto “decola KBÇA”

Em janeiro de 2017 KBÇA recebeu um convite para representar Feira de Santana e também o nordeste em um dos maiores encontros mundiais de artistas urbanos, o Meeting of Style, que acontece na cidade de Wisbaden, na Alemanha, evento que reúne aproximadamente 500 artistas de todo o mundo.

Tudo isso foi possível através do trabalho que o artista vem exercendo nas ruas da cidade, retratando o cotidiano do seu povo. Porém, para KBÇA se deslocar para outro país existe um custo muito alto, e aí nasceu a necessidade do financiamento coletivo para que a cidade tenha representatividade em um evento tão importante.

Veja aqui como você pode contribuir para que o grafiteiro KBÇA participe do Meeting of Style!

A campanha termina no dia 11 de maio, próxima quinta. Colaborar com essa iniciativa (recebendo recompensas em troca) é importantíssimo para a projeção de um dos mais importantes artistas contemporâneos de Feira de Santana.

 


Sobre o (a) autor (a):